Artigo de Opinião de Carlos Rocha 
Em Portugal, alguém decidiu que os guarda-redes devem ser obrigados a utilizar meias iguais às dos seus colegas da quadra, exceto se jogarem de calças.
Nunca percebi a verdadeira motivação desta regra ou as reais vantagens que dela se retiram. Perdoem-me os intelectuais do futsal que o percebam.
E lá vamos vendo por esses pavilhões fora, guarda-redes multicoloridos mais parecendo preparados para um qualquer corso carnavalesco ….

* A equipa de laranja e meias laranja - o guarda-redes de amarelo, ou verde, ou azul e … meias laranja!
* A equipa de amarelo e meias amarelas - o guarda-redes de preto, ou verde, ou azul, ou vermelho e ….. meias amarelas!
Lindo, sem dúvida. E são sempre os guarda-redes a sofrer; como se já não bastasse a sua posição tão ingrata na quadra!
Acontece que neste EURO 2016 – como de resto nas competições internacionais – os guarda-redes não são obrigados a esta regra tão lusa e tão especial.
E por isso, vemos Vítor Hugo, Paco Sedano, Mamarella, Higuita ou Gustavo de meias diferentes daquelas que usam os seus colegas de quadra. Com a agravante de Higuita passar grande parte do jogo no meio campo adversário.
Não creio – confesso que ainda não percebi – que isso tenha trazido algum problema ao jogo em si, ou à arbitragem em particular.
Então, porque somos diferentes?
Das duas uma:
* Ou em Portugal somos muito evoluídos e vemos para lá daquilo que a vista humana alcança;
*  Ou os senhores da UEFA são muito limitados e não percebem os perigos das meias dos guarda-redes serem diferentes das dos colegas de quadra.
Se eu soubesse a resposta dá-la-ia com muito gosto, mas temo ser eu próprio também muito limitado e como tal não conseguir explicar.
O que me parece é que andamos muito preocupados com pormenores de treta em vez de nos concentrarmos e focarmos naquilo que realmente interessa: a correta, equitativa e isenta aplicação das regras do jogo pelos senhores árbitros.
Afinal, para que servem uns auriculares todos pomposos se o problema está na visão?
Urge fazer alguma coisa, antes que alguém se lembre, que os jogadores de uma equipa devem utilizar sapatilhas todas iguais e, claro está, diferentes das da outra equipa.

 

Futsal Porto Distrital

Copyright © 2016. All Rights Reserved.