Classificação da FPF atribui pontos às equipas que ainda não tinham jogado contra os medenses, será que é assim?
Com o conhecimento da desistência da Casa do FC Porto de Meda a meio da semana, verificou-se no portal da FPF que foram atribuídos os três pontos às quatro equipas que ainda faltavam jogar com os medenses, mas segundo o Regulamento Disciplinar da FPF, o caso da desistência da Casa FC Porto de Meda, não pode ser tratado desse modo.
No “Artigo 68.º Desistência de prova” indica no ponto 1 as sanções da desistência antes do sorteio e no ponto 2 indica as sanções após essa data, conforme passamos na íntegra.

PONTO 1. Quando um clube se encontre qualificado para participar numa prova oficial organizada pela FPF e, até dois dias antes do sorteio da prova respetiva, desista de participar na mesma é sancionado com exclusão por período a determinar entre 1 e 3 épocas desportivas da competição e multa a fixar entre 3 e 8 UC.
PONTO 2. Se a desistência se verificar depois da data referida no número o clube é sancionado com exclusão da competição por período a determinar entre 1 e 3 épocas desportivas e multa a fixar entre 4 a 8 UC.
Ou seja o ponto relativo à desistência da equipa medense é o Ponto 2 do Artigo 68.º onde diz que o clube é sancionado com EXCLUSÃO da competição, o que nos leva à Secção VIII do mesmo Regulamento Disciplinar ao “Artigo 35.º Da sanção da exclusão da competição.
O ponto 1 faz determinar a proibição de participação em competições organizadas pela FPF, já o ponto 2 é as consequências a impor ao clube que será segundo as alíneas deste ponto 2.
A alínea a) indica que o clube fica impedido de prosseguir em prova e que os pontos não reverter a favor dos adversários que defrontou até ao momento da exclusão.
A alínea b) indica a classificação do clube a ter, e nas alíneas c) e d) indica o que acontece aos resultados mediante a exclusão aconteça na primeira ou segunda volta como podem verificar nos pontos e alíneas que passamos na íntegra.
PONTO 1. A sanção de exclusão de competição determina a proibição de participação, a qualquer título, nas competições organizadas pela FPF, por um número de épocas desportivas.
PONTO 2. Nas competições por pontos a aplicação da sanção de exclusão de competição tem as seguintes consequências:
ALÍNEA a) O clube sancionado fica impedido de prosseguir em prova na época desportiva em curso à data em que a decisão sancionatória se torne executória e perde todos os pontos até aí conquistados, os quais não revertem, porém, em favor dos adversários que defrontou até então.
ALÍNEA b) Para efeitos de classificação na prova em questão, o clube sancionado fica a constar no último lugar com zero pontos.
ALÍNEA c) Se a exclusão tiver lugar durante a primeira volta da competição, os resultados dos jogos disputados pelo clube excluído não são considerados para efeito de classificação dos restantes clubes.
ALÍNEA d) Se a exclusão tiver lugar durante a segunda volta da competição não são considerados apenas os resultados dos jogos disputados pelo clube excluído durante a segunda volta.
Assim sendo e verificando a alínea d) lê-se que os resultados da segunda volta são os únicos a não ser considerados, ou seja os pontos conquistados pelas equipas que jogaram contra a equipa excluída na segunda volta, serão retirados às mesmas e não conforme foi publicado na tabela da FPF, onde ainda sem se realizar as jornadas, deram os pontos às equipas que ainda faltavam jogar com a Casa FC Porto de Meda.
A não ser que consideram outro Regulamento Disciplinar, desconheço que se atribuam pontos a equipas sem que as mesmas joguem para os obter, pois a ser assim, estarão o beneficiar quem ainda não jogou, pois não se pode prever se os mesmos conquistariam os três pontos.

 

Futsal Porto Distrital

Copyright © 2016. All Rights Reserved.