Líder travado pela primeira vez
E após a décima sexta jornada começamos a ver surpresas nos resultados. Equipas do topo perderam pontos com equipas da base da tabela e o líder foi finalmente “travado” após catorze vitórias consecutivas.
De facto, domingo assistiu-se a um excelente jogo entre duas equipas do pódio, em Paços de Ferreira, CD Águias Eiriz recebeu, num dérbi, o líder GDC Escolas Modelos, que tinha dez pontos de vantagem sobre os seus conterrâneos que seguiam no terceiro lugar. Um jogo muito equilibrado e bem disputado de parte a parte, onde ambas a equipas procuraram incansavelmente os três pontos.

As Águias souberam resistir aos meninos de Modelos e conseguiram assim “roubar” justamente dois pontos na caminhada triunfal da equipa de Modelos. Mantêm assim as suas respetivas classificações e os dez pontos de diferença entre eles.
Quem aproveitou este “deslize” foi o segundo classificado, GD Foz Tâmega Torrão, que recebeu e venceu o FC S. Romão num jogo “fácil” em que a equipa visitante poucas hipóteses teve de discutir o resultado que se avolumou até uns impressionantes 11-1. Com esta vitória, o Torrão encosta-se ao líder (com um jogo a menos), com os mesmos quarenta e três pontos.
Também no domingo, duas surpresas, duas equipas que muito bem se têm batido contra os “grandes” e que desta vez “sucumbiram” a equipas teoricamente inferiores. O GDCR Escolas Arreigada recebeu e foi batido pelo Rebordosafut, num impressionante resultado de 2-7. A Escolas da Arreigada que têm demonstrado uma tremenda evolução e um excelente trabalho de formação, viram aqui travado o seu excelente percurso por uma equipa que se encontrava bastante abaixo na classificação. A equipa da casa subestimou o seu adversário e não jogou como nos tem habituado. Um jogo atípico com um resultado ainda mais atípico, onde o Rebordosafut aproveita para subir para a oitava posição, aproveitando o deslize do Gondomar Futsal. Fica de seguida a declaração do treinador da equipa da casa:
César Nogueira (GDCR Escolas Arreigada):
Jogo bem disputado por duas equipas distintas: a nossa, que entrou desvalorizando o adversário e uma que jogou olhos nos olhos connosco e é simples, quem entra na quadra já convencido da vitória raramente se sai bem e foi o que nos aconteceu, cabe ao treinador a responsabilidade nas derrotas mas quando se tem 5/6 treinadores na bancada só pode dar instabilidade e foi o que aconteceu.
Os adeptos do Rebordosafut apoiavam e os nossos opinavam...
Não treino vedetas, treino meninos com amor ao futsal e ficou claro no domingo que preciso de dar ainda mais tempo aos menos utilizados, é de esperar a partir de agora resultados menos positivos a nível de pontuação, mas muito mais produtivos a nível de formação. Parabéns ao Rebordosafut e boa semana de futsal a todos, abraço.
Em Lousada, perante o ultimo classificado, o FCU Pinheirense foi protagonista da maior surpresa da jornada. Deslocou-se ao terreno do último classificado, que apenas um ponto tinha conquistado até agora, e cedeu três importantes pontos. A equipa visitante entrou convencida de que seria um jogo fácil e subestimou completamente o adversário. Perante este cenário, o CCD Ordem entrou bem, entrou concentrado e cara a cara contra uma equipa teoricamente superior. Marcaram cedo e marcaram muito rapidamente dois golos, o que destabilizou completamente a equipa visitante.
Desconcentrados e “atarantados” com os dois golos sofridos, a equipa visitante, desprovida, por opção do treinador, de alguns importantes jogadores, nunca conseguiu voltar ao jogo. Falhas na finalização, desconcentrações na defesa e uma apatia atípica dos meninos de Valbom causaram o avolumar do resultado pela equipa da casa. 5-1 ao intervalo não revelava a diferença de qualidade dos clubes mas revelava a diferença de qualidade no jogo das equipas.
Não estando habituado a jogar em ringues tão pequenos, o FCU Pinheirense tentou reagir na segunda parte mas pouco mais conseguiu fazer, não tendo sido capaz de inverter o resultado. Um jogo em que a equipa visitante deverá aproveitar para aprender com os seus erros e os meninos de Lousada poderão crescer e começar a subir na tabela classificativa. Parabéns ao CCD Ordem pela excelente exibição. Ficam de seguida os comentários do treinador adjunto do FCU Pinheirense.
Alexandre Lobo (FCU Pinheirense):
Enfrentamos este domingo a Ordem, uma equipa teoricamente inferior, que nos surpreendeu, aproveitando as nossas falhas e erros para chegarem ao golo. Desmotivados com o primeiro golo sofrido, não conseguimos ter atitude e raça para fazer pressão sobre o adversário.
Fomos para intervalo em desvantagem numérica.
Entramos na segunda parte com outra atitude e com outra vontade de realizar golos, e assim conseguimos.
Mas ainda assim não foi suficiente para virar o jogo e o resultado final.
Parabéns ao adversário pela atitude teve campo, resto bom campeonato.
Boa semana todos os Treinadores.

Ainda no sábado, a abrir a jornada, outra surpresa, o décimo classificado, JD Gaia “B”, recebeu a JD Gondomar, que continuou a sua triunfante caminhada mas que venceu a equipa da casa por um surpreendentemente curto resultado. 1-4 foi o resultado final, que já de si só é uma surpresa, perante o poderio ofensivo que a equipa gondomarense tem demonstrado, mas ainda maior surpresa é verificar que a primeirª parte do jogo foi muito equilibrada. Dou os parabéns à equipa vencedora pela vitória mas dou também os parabéns à equipa da casa pela excelente forma como se bateram e como jogaram cara a cara com uma formação teoricamente superior. Ficam aqui os comentários do treinador da JD Gondomar.
Tó Vieira (JD Gondomar):
Tivemos grandes dificuldades em impor-nos neste jogo, a Juventude de Gaia consegui por vezes equilibrar o domínio de jogo, na primeira parte acho que as oportunidades de golo repartiram-se pelas duas equipas.
No segundo período desta partida fomos mais fortes e com isso conseguimos chegar a um resultado confortável e conquistar os três pontos.
Por fim, a AD Penafiel, depois da derrota na jornada anterior, precisava evitar o empate de pontos do FCU Pinheirense, e por isso procurava vencer o Gondomar Futsal e segurar a sexta posição. Apesar do Pinheirense não ter aproveitado para se aproximar, o Penafiel não facilitou e venceu a equipa gondomarense por um resultado seguro (3-1). Um jogo equilibrado mas onde a equipa da casa conseguiu superiorizar-se e mostrar mais uma vez a excelente qualidade que tem apresentado. Com esta derrota o Gondomar Futsal é ultrapassado pelo Rebordosafut, descendo para o nono lugar.
Foi certamente uma jornada de surpresas e que “apimentou” o campeonato que se prevê, até ao final, cada vez mais competitivo. De facto cada vez menos podemos falar de “superioridade teórica” pois dentro de campo estão sempre duas equipas e todos os jogos começam com 0-0 por isso, todos os resultados são possíveis.

Na próxima jornada, primeiro e segundo classificado, Escolas de Modelos e Tâmega Torrão defrontam-se e podemos, pela primeira vez esta época, verificar uma alteração na liderança do campeonato. Irá o Tâmega aproveitar para “passar a perna” ao seu adversário e alcançar finalmente o primeiro lugar? Veremos aquele que será certamente um jogo muito interessante.
O terceiro classificado, Águias de Eiriz desloca-se a Gondomar para defrontar um difícil quinto classificado da JD Gondomar. Depois de terem aproveitado a jornada anterior para se colarem ao quarto lugar, a equipa gondomarense procura nova vitória para tentar a ultrapassagem à equipa da Arreigada e reduzir para um ponto a diferença contra o seu adversário direto. Veremos quem levará a melhor neste interessante duelo.
Também em Gondomar, o FCU Pinheirense, depois da surpreendente derrota contra o último classificado, recebe agora a JD Gaia, décimo classificado que se tem mostrado mais forte e coesa. A equipa de Valbom não quererá repetir a faceta da semana anterior e não irá certamente subestimar desta vez o seu adversário, procurando com todas as forças a vitória o mais alargada possível. Será um jogo muito interessante de se assistir.
Ainda em Gondomar, o Gondomar FC recebe em Jovim o ultimo classificado da CCD Ordem. Embalados pela excelente vitória contra a equipa valboense, irão certamente jogar cara a cara contra este próximo adversário e procurar continuar a pontuar para subir na tabela classificativa. Veremos se o Gondomar se deixará ou não surpreender.
Em Paredes, o Rebordosafut, embalado também pela excelente vitória da jornada anterior, recebe a AD Penafiel. Ambas as equipas precisam dos pontos para manterem as suas posições seguras e irão certamente dar tudo por tudo pela vitória, será certamente um jogo muito interessante.
Por fim, na Trofa, o penúltimo classificado, FC S Romão, recebe as Escolas da Arreigada. A equipa visitante tem feito um excelente campeonato mas vacilou na última jornada, tendo perdido pontos importantes. Irão os meninos da Arreigada tornar a jogar com a alegria que outrora demonstraram ou irá o FC S Romão conseguir mais alguns pontos neste campeonato? Será certamente um jogo muito interessante entre duas excelentes formações.
Desejo uma boa semana, bons treinos e uma excelente jornada a todos os treinadores, atletas e dirigentes! Até para a semana!
Peço novamente aos treinadores com os quais ainda não tenho contacto (e os com quem já tenho contacto mas que nada têm enviado), que me enviem e-mail ou tlm para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Os vossos comentários tornarão esta análise mais completa, justa e interessante.
Um pequeno comentário por jornada não custa nada e permitir-me-ia fazer melhor o meu trabalho!

 

Futsal Porto Distrital

Copyright © 2016. All Rights Reserved.