Sem surpresas numa jornada com falhas na nomeação de árbitros
Na décima quarta jornada poucas mexidas se verificaram e praticamente não houve surpresas.
Esta jornada ficou sobretudo marcada pela atitude da AFPorto que, perante a necessidade da realização de todos os jogos de formação no sábado (devido à realização das eleições) "optou” por deixar alguns jogos de vários escalões, sobretudo da formação base (benjamins) sem sequer emitir qualquer comunicado ou informar formalmente as equipas visadas, sem nomeação de árbitros. 

A ausência destes elementos nos jogos é importante para o bom desenrolar dos mesmos, obrigando as equipas a “desenrascarem-se” pois são obrigadas à realização do jogo na mesma. Esperemos no entanto ter-se tratado de um caso isolado e sem réplicas, uma vez que tal situação pouco dignifica o nosso desporto e a nossa Associação.
Aparte da confusão organizativa, foi uma jornada calma e, como já mencionei, sem grandes surpresas. Com as equipas do topo a defrontarem equipas da base, os resultados no top 3 foram previsíveis. O líder, GDC Escolas Modelos, visitou o décimo classificado, JD Gaia “B” e venceu, como seria de esperar, por uns claros 11-0. Resultado alargado, mas ainda assim mais magro que na primeira volta, o que dignifica o escalão e mostra que, mesmo nas equipas menos fortes se está a trabalhar com qualidade e todos estão a evoluir. Jogo dominado na maior parte do tempo pela equipa de Modelos que não larga o seu posto e continua bem classificada para se tornar vencedor de série.
O terceiro classificado, CD Águias Eiriz, precisava de vencer para evitar ser ultrapassado, e assim o fez, deslocou-se a Lousada para defrontar o último classificado, CCD Ordem e venceu por um resultado claro e sem deixar margem para dúvidas, 10-0. Um jogo também dominado pela equipa mais evoluída, mantendo as águias seguras no seu terceiro lugar e a equipa da casa cada vez mais isolada no último lugar.
O segundo classificado, GD Foz Tâmega Torrão, depois de ter ganho com alguma dificuldade ao Pinheirense na jornada anterior, queria provar a sua qualidade e vencer por um resultado mais dilatado. Recebeu o Gondomar Futsal e provou isso mesmo ao dominar e vencer totalmente o jogo em sua casa por uns excelentes 11-0. Jogo totalmente com apenas um lado onde se calhar, pela qualidade que tem demonstrado, a equipa visitante merecesse marcar e um resultado mais equilibrado talvez não fosse injusto.
Na Trofa, o penúltimo classificado, FC S. Romão, recebeu o nono, Rebordosafut CD “B”, e foi mais uma vez derrotado por 8-0, mantendo os mesmos sete pontos no campeonato. Assim o Rebordosafut solidifica a sua posição e mostra-se cada vez mais evoluído e com cada vez mais qualidade.
Em Penafiel, a JD Gondomar, depois da derrota na jornada anterior, deu o tudo por tudo para conquistar os três pontos, encostando-se ao seu adversário e evitando ser ultrapassado, caso o Pinheirense vencesse. Num jogo equilibrado mas que sempre pendeu para a equipa visitante, que falhou várias oportunidades, a equipa de Gondomar conseguiu vencer pela margem mínima, conquistando assim os objetivos para esta jornada. 3-4 foi o resultado final numa excelente tarde de futsal, que ficou apenas manchada negativamente pela ausência de árbitros num jogo desta importância. Ficam de seguida os comentários do treinador da JD Gondomar.
Tó Vieira (JD Gondomar):
As minhas primeiras palavras sobre este jogo vão para Associação de Futebol do Porto entidade que organiza o campeonato de Benjamins que não se dignou a nomear um árbitro para esta partida. Acho que foi uma atitude vergonhosa e desprestigiante para quem se diz que quer ser a maior Associação do País. Quanto ao jogo em si. Entramos bem na partida conscientes do que tínhamos que fazer pecamos na finalização.
Um pouco contra corrente do jogo sofremos um golo mas soubemos reagir e sempre muito personalizados em campo e em busca da vitória conseguimos trazer os três pontos para Gondomar.
Não podia acabar sem falar da terceira equipa do jogo os delegados de ambas equipas que se prestaram apitar o jogo e que estiveram em grande plano.
Parabéns às três equipas pelo Fair Play e pela grande propaganda que fizeram ao Futsal numa tarde manchada pela atitude da AFP.

O último jogo envolvia duas das formações que, a meu ver, mais têm evoluído e surpreendido nesta série, em Paços de Ferreira, o GDCR Escolas da Arreigada, recebia o FCU Pinheirense, que vinha de uma injusta derrota da jornada anterior, procurando recuperar posições e “vingar” o empato caseiro da primeira volta.
Um jogo no global equilibrado, onde nenhuma equipa merecia sair derrotada, tendo o resultado pendido para a equipa da casa apenas com um golo “furtuito” no final da partida. De facto, a equipa da casa começou bem melhor, aproveitando um nervosismo e desconcentração da equipa de Valbom. A Arreigada marcou primeiro e marcou rápido tendo chegado rapidamente a um avolumado resultado de 4-0. A equipa visitante parou, concentrou-se e mudou o seu jogo, tendo conseguido reduzir para 4-2 até ao final da primeira parte.
O FCU Pinheirense entrou decidido e forte na segunda parte e conseguiu mesmo empatar a partida a quatro bolas. A partir daí o jogo foi equilibrado possuindo a equipa valboense ainda de mais algumas oportunidades que não concretizou. Como se costuma dizer “quem não marca sofre” e quase no final, num lance direto e longo da equipa da casa, o capitão visitante desentende-se com o seu guarda-redes e introduz a bola na própria baliza, selando o resultado final e “cedendo” três pontos para a equipa da casa. Três pontos que impedem o Pinheirense de continuar colado ao sexto lugar e três pontos que permitem ao GDCR Escolas da Arreigada ultrapassar o Penafiel e isolar-se no quarto lugar. Independentemente de tudo isto, um resultado que demonstra que temos bom trabalho na nossa formação entre duas equipas que se bateram e lutaram muito bem e que demonstraram algum jogo bem definido e de qualidade. Parabéns a ambas as equipas! Ficam agora as declarações do treinador do GDCR Escolas da Arreigada e do treinador adjunto do FCU Pinheirense.
César Nogueira (GDCR Escolas da Arreigada):
Excelente jogo numa boa tarde de futsal. Jogo pautado por duas partes distintas entramos bem e aproveitando algum nervosismo dos meninos do Pinheirense depressa nos adiantamos no marcador chegando mesmo ao 4 a 0, o Pinheirense assentou o seu jogo e chegou inclusive ao 4 a 4 tendo os meus meninos chegando ao 5 a 4 final já quase no final da mesma o que mostra bem a qualidade do futsal praticado.
Se é verdade que somos uma equipa em evolução também não é menos verdade que outras há, já na semana passada contra o JD Gondomar fiquei surpreendido pela positiva não menos surpreendido fiquei com o FCU. Pinheirense pelo futsal praticado esta segunda volta nesse aspeto tem sido fantástica para a evolução dos meus meninos pois se é verdade que ainda não perdemos também é verdade que as vitorias tem sido pela margem mínima o que em muito enriquece a formação destes atletas afinal goleadas só fazem bem ao ego de alguns pois para os meus meninos e acho que para todos em geral o que conta é participar, divertir, aprender futsal, espírito de equipa e amizade o resto são pormenores para inglês ver. Como dizia-me em conversa o treinador do Ordem objetivos???? 1º:Formar.
Boa semana de futsal a todos, abraço.
Alexandre Lobo (FCU Pinheirense):
Relativamente ao jogo, foi um jogo agradável de se ver, as duas equipas proporcionaram uma tarde incrível de futsal. A nossa equipa entrou praticamente bem num jogo aberto e com ambas as equipas a procurarem a baliza adversária, entramos bem na partida sempre concentrados com uma grande atitude que nem com o avolumar do resultado o adversário soube aproveitar muito bem as nossas falhas para fazer 4­0.
Na segunda parte voltamos com mais vontade para a quadra. Parabéns à minha equipa pelo seu desempenho que mais uma vez se tem mostrado mais dinâmica e com vontade de vencer, quero deixar aqui uma palavra às Famílias pelo apoio que têm dado à equipa, vocês também são importantes nesta caminhada. Se me é permitido gostava de pedir a todos os amantes do futsal para semana aparecerem no jogo Pinheirense Vs. AD Penafiel. Estes pequenos Grandes Guerreiros merecem.
Boa semana a todos os Treinadores
Na próxima jornada temos mais alguns jogos interessantes, onde mais uma vez os líderes defrontam equipas da base do campeonato. Escolas de Modelos recebe o FC. S. Romão num jogo que se prevê que consigam vencer facilmente. Águias de Eiriz recebem o JD Gaia “B” que deve ser um jogo de um só sentido. E o Foz Tâmega Torrão visita o Rebordosafut, procurando mais uma excelente vitória. Esperamos ansiosamente para ver se alguns destes “outsiders” consegue surpreender um dos três gigantes da nossa série.
As três equipas de Gondomar jogam em casa com o Gondomar Futsal a receber o atual quarto classificado, GDCR Escolas da Arreigada que deve continuar a sua excelente série de vitórias. O FCU Pinheirense recebe o AD Penafiel e espera repetir a vitória da primeira volta e conquistar os três pontos, aproximando-se do adversário na tabela classificativa. A JD Gondomar recebe o último classificado que se deve bater e lutar bem mas que dificilmente conseguirá surpreender a formação de Gondomar que procura ainda lutar pelos lugares cimeiros.
Acima de tudo esperamos excelentes partidas, onde se verificará mais uma vez o excelente trabalho que tem sido feito na nossa formação.
Desejo uma boa semana, bons treinos e uma excelente jornada a todos os treinadores, atletas e dirigentes! Até para a semana!
Agradeço novamente aos treinadores que têm contribuído para estas análises, ainda que poucos, muito nos enriquecem. Sem vocês não era possível!
Peço novamente aos treinadores com os quais ainda não tenho contacto (e os com quem já tenho contacto mas que nada têm enviado), que me enviem e-mail ou tlm para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Os vossos comentários tornarão esta análise mais completa, justa e interessante.
Um pequeno comentário por jornada não custa nada e permitir-me-ia fazer melhor o meu trabalho, enviem!

 

Futsal Porto Distrital

Copyright © 2016. All Rights Reserved.