Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Como ficaram após aprovação na Assembleia-geral de 29/06/2018
Depois da Comissão de Estudo para o Futsal ter apresentado as alterações competitivas em quase todos os campeonatos e provas distritais da Associação de Futebol do Porto vamos informar de como decorrerão e quais as obrigações para uma equipa poder participar no respetivo campeonato ou prova.

TAÇA SÉNIOR AF PORTO:
É uma prova obrigatória para todos as equipas seniores masculinos que disputam os Campeonatos Distritais Seniores, entre a Divisão D’Elite e a 1ª Divisão, estando a mesma vedada às Equipas “B” e Veteranos.

Será disputada em duas fases, a fase de eliminatórias e a Fase final. A fase a eliminar terá cinco eliminatórias, com a primeira eliminatória a ser apenas disputada por equipas da 1ª Divisão onde passarão à segunda eliminatória o número de equipas necessárias que totalizando com as equipas da Divisão D’Elite e Divisão de Honra, totaliza um número de sessenta e quatro equipas (64).
Os jogos a eliminar terão cinquenta (50) minutos corridos divididos em duas partes de vinte e cinco (25), com um intervalo que não deverá exceder os dez (10) minutos.
Na primeira eliminatória e nas restantes quando se encontrarem equipas da mesma divisão os jogos serão realizados na casa que ditou a ordem do sorteio, entre a segunda e a quinta eliminatória quando o sorteio ditar jogos entre equipas de divisões diferentes o jogo vai ser realizado em casa da equipa da divisão inferior.
Fase final:
A segunda fase da prova vai ser entre as quatro equipas vencedoras da quinta eliminatória, e será jogada num sistema de final a quatro, em pavilhão neutro a designar pela AF Porto.

Nesta segunda fase os jogos são cronometrados e terão a duração de quarenta (40) minutos, divididos em duas partes de vinte (20) minutos cada uma, com um intervalo que não deverá exceder os dez (10) minutos.

CAMPEONATO DA DIVISÃO D’ELITE – PRÓ-NACIONAL:
Este campeonato será de catorze equipas ou no máximo de dezasseis equipas em caso excecionais, como é o caso entre subidas aos nacionais, as descidas dos nacionais, a descidas à Divisão de Honra e com a subida do Campeão da Divisão de Honra o número de equipas seja superior a catorze equipas.

Na época atual (2018/19) é obrigatório que cada clube participante, tenha no mínimo uma equipa de formação, entre Júnior “A” a Júnior “D”, na próxima época (2019/20), passará a ser obrigatória que cada clube participante, tenha pelo menos duas equipas de formação, sendo que pelo menos uma delas esteja entre Júnior “A” e “C”.
Este campeonato terá duas fases, a primeira denominada de fase regular onde as catorze equipas jogam todas entre todas a duas voltas, totalizando vinte e seis jornada (26), caso o campeonato excecionalmente tenha dezasseis equipas serão realizadas trinta (30) jornadas.

Fase de Campeão:
A fase regular servirá para distinguir as oito melhores equipas das restantes. Estas equipas vão disputar a Fase de Campeão em sistema de Play-off, à melhor de três jogos até se apurar o Campeão Distrital e os jogos serão disputados desta forma:

Ordem dos jogos por cada eliminatória:
Jogo 1: Em casa do pior classificado da primeira fase;

Jogo 2: Em casa do melhor classificado da primeira fase;
Jogo 3 (Caso seja necessário): Em casa do melhor classificado da primeira fase.
O acasalamento desta fase é o seguinte:
1ª Eliminatória:
Confronto 1: 1º Classificado da 1ª Fase Vs 8º Classificado da 1ª Fase:

Confronto 2: 2º Classificado da 1ª Fase Vs 7º Classificado da 1ª Fase:
Confronto 3: 3º Classificado da 1ª Fase Vs 6º Classificado da 1ª Fase:
Confronto 4: 4º Classificado da 1ª Fase Vs 5º Classificado da 1ª Fase:
2ª Eliminatória:
Confronto 5: Vencedor do Confronto 1 Vs Vencedor do Confronto 4:

Confronto 6: Vencedor do Confronto 2 Vs Vencedor do Confronto 3:
Final:
Confronto 7: Vencedor do Confronto 5 Vs Vencedor do Confronto 6:


Nesta Fase nenhum jogo pode terminar empatado, se no final do tempo regulamentar subsistir empate, recorre-se à marcação de uma série de três (3) pontapés da marca da grande penalidade, ou se necessário executar os pontapés necessários até se encontrar um vencedor.

Fase de Manutenção/Descida:
Os classificados entre o nono (9º) e o décimo quarto (14º), vão disputar a fase denominada de Manutenção/Descida que será jogada por as seis piores equipas da primeira fase que jogarão entre si a duas voltas que totalização mais dez (10) jornadas. As equipas partem para esta fase com 50% (Cinquenta) dos pontos conquistados na primeira fase.

NOTA: No caso da Fase Regular ser realizada por dezasseis equipas, esta Fase de Manutenção/Descida não se realizará ficando a classificação final destas equipas no final da Fase Regular.

Subidas e descidas:
Sobe ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão: O Campeão

Descem ao Campeonato Distrital da Divisão de Honra: Os três últimos classificados (*)
(*) Quando a Fase Regular for disputada por dezasseis equipas, descem os quatro últimos classificados ao Campeonato Distrital da Divisão de Honra.

Tempo dos jogos:
Os jogos deste campeonato são todos cronometrados e terão a duração de quarenta (40) minutos, divididos em duas partes de vinte (20) minutos cada uma, com um intervalo que não deverá exceder os dez (10) minutos.


CAMPEONATO DA DIVISÃO DE HONRA:
Este campeonato será de catorze equipas.

Na época atual (2018/19) não é obrigatório que cada clube participante ter equipas de formação, mas na próxima época (2019/20), passará a ser obrigatória que cada clube participante, tenha pelo menos uma equipa de formação, entre Júnior “A” e “C”.
Este campeonato terá duas fases, a primeira denominada de fase regular onde as catorze equipas jogam todas entre todas a duas voltas, totalizando vinte e seis jornada (26).
A fase regular servirá para distinguir as seis melhores equipas das restantes. Estas equipas vão disputar a Fase de Campeão e as restantes oito equipas jogam a Fase de Manutenção/Descida, sendo que para estas duas fases as equipas transitam com 50% (cinquenta) dos pontos conquistados na primeira fase.

Fase de Campeão:
Fase disputada entre as seis (6) melhores equipas da Fase Regular, que jogarão todos contra todos a duas voltas totalizando mais dez (10) jornadas.

Fase de Manutenção/Descida:
Os classificados entre o sétimo (7º) e o décimo quarto (14º), vão disputar a fase denominada de Manutenção/Descida que será jogada por as oito piores equipas da primeira fase que jogarão entre si a duas voltas que totalização mais catorze (14) jornadas.


Subidas e descidas:
Sobe ao Campeonato da Divisão D’Elite Pró Nacional: O Campeão

Descem ao Campeonato Distrital da 1ª Divisão: Os quatro últimos classificados da Fase de Manutenção/Descida.

Tempo dos jogos:
Fase Regular: Os jogos terão cinquenta (50) minutos corridos divididos em duas partes de vinte e cinco (25), com um intervalo que não deverá exceder os dez (10) minutos.

Fase de Campeão: Os jogos desta fase são todos cronometrados e terão a duração de quarenta (40) minutos, divididos em duas partes de vinte (20) minutos cada uma, com um intervalo que não deverá exceder os dez (10) minutos.
Fase Manutenção/Descida: Os jogos terão cinquenta (50) minutos corridos divididos em duas partes de vinte e cinco (25), com um intervalo que não deverá exceder os dez (10) minutos.

CAMPEONATO DA 1ª DIVISÃO:
Este campeonato será definido mediante o número de equipas que se inscreverem em cada época desportiva.

As séries, num máximo de doze (12) equipas por série, e a distribuição das equipas por cada série será definida por sorteio puro no início de cada época desportiva.
Neste campeonato podem participar mais do que uma equipa por clube, no entanto fica vedado, caso assim consigam o apuramento das duas para a disputa da fase de campeão e respetiva subida, neste caso seguirá para esta fase a melhor classificada entre as duas equipas e a vaga será preenchida pela equipa com melhor classificação das que desportivamente não conseguiram o acesso imediato à Fase de Campeão.
É nesta Divisão que iniciarão as equipas “B”, ou seja, clubes que se dispões a fazer uma segunda equipa quando já têm uma equipa em Campeonato superiores, e as equipas “B” poderão ascender de divisão até à Divisão inferior que a equipa “A” participa. Em caso algum, em caso da descida de divisão da equipa “A”, a equipa “B” mesmo que desportivamente consiga a subida de divisão, não o poderá fazer e terá mesmo de descer de divisão caso esteja numa divisão superior à 1ª Divisão Distrital, já que tanto na Divisão D’Elite e na Divisão de Honra, não são permitidas mais do que uma equipa por clube.
EXEMPLOS:
CASO 1:
Equipa “A”: Divisão de Honra e desce à 1ª Divisão.

Equipa “B”: 1ª Divisão e desportivamente consegue um lugar de subida.
O que acontece: Apesar da equipa “B” ter conseguido desportivamente a subida à Divisão de Honra, não o poderá fazer, já que um clube não poderá disputar a mesma divisão em duas temporadas seguidas, caso tenha descido na época anterior.
CASO 2:
Equipa “A”: Divisão D’Elite e desce à Divisão de Honra.

Equipa “B”: 1ª Divisão e desportivamente consegue um lugar de subida.
O que acontece: Apesar da equipa “B” ter conseguido desportivamente a subida à Divisão de Honra, não o poderá fazer, já que não é permitido um clube ter duas equipas na Divisão de Honra.
CASO 3:
Equipa “A”: Divisão D’Elite e desce à Divisão de Honra.

Equipa “B”: Divisão de Honra e desportivamente consegue um lugar de subida à Divisão D’Elite.
O que acontece: Apesar da equipa “B” ter conseguido desportivamente a subida à Divisão D’Elite, não o poderá fazer por não poder ocupar o lugar que pertencia à equipa “A” e que acabara de descer e para além disso a Equipa “B” terá de descer à 1ª Divisão, já que não é permitido um clube ter duas equipas na Divisão de Honra.

Subidas em simultâneo da Equipa “A” e Equipa “B” que jogavam em campeonatos diferentes:
No entanto em caso de subida das duas equipas que estejam em divisões diferentes a equipa “B” poderá disputar o Campeonato superior mesmo que a equipa “A” o tivesse disputado na época anterior.


Fase de Campeão:
Fase disputada entre as seis (6) melhores equipas da Fase Regular, que jogarão todos contra todos a duas voltas totalizando mais dez (10) jornadas. Esta fase não só servirá para se encontrar o Campeão e a respetiva subida à Divisão de Honra, como também aferir a classificação do segundo ao sexto classificado.


Taça Complementar Sénior:
As restantes equipas que não consigam o apuramento para a Fase de Campeão, disputarão uma Taça Complementar, que só será definida após o término da primeira fase, já que está aberta a equipas novas caso reúnam os pressupostos para competir nesta prova.


Subidas:
Sobe ao Campeonato da Divisão de Honra: O Campeão


Tempo dos jogos:
Toda a competição: Os jogos terão cinquenta (50) minutos corridos divididos em duas partes de vinte e cinco (25), com um intervalo que não deverá exceder os dez (10) minutos.


Regulamento gerais para as provas seniores masculinos:
* O Policiamento é obrigatório;

* As bolas oficiais são: Mikasa FLL55-WOR e/ou Mikasa FLL333S-WR;
* As equipas podem fazer constar na ficha de jogo catorze atletas desde que dois desses sejam Sub-20, à data da sua inscrição na AF Porto na época em questão;
* Todos os jogos serão de entrada livre;

Não possuí direitos para inserir comentários

Futsal Porto Distrital

Copyright © 2016. All Rights Reserved.